rede de contatos

Como Construir Uma Rede de Contatos

Em nossa vida profissional, tão importante quanto o que você conhece, é quem você conhece. Todas as pessoas com as quais você alguma vez interagiu são, de uma forma ou outra, a sua rede profissional de contatos. Mas você sabe como criar e manter uma rede de contatos de maneira profissional?

O que é uma “rede de contatos?”

Uma rede de contatos nada mais é do que um ” grupo de amigos que estão dispostos a ajudar uns aos outros profissionalmente.” Nada mais, nada menos. Por essa razão, construir a sua rede de contatos não é algo tão difícil de se fazer. Tudo o que você precisa é fazer novos amigos e ficar em contato com os antigos, tanto no trabalho como na sua vida pessoal.

A sua rede não deve estar cheia de “pessoas em lugares altos que você odeia, mas podem vir a te ajudar” – ela deve ser formada por pessoas que estão dispostas genuinamente a lhe dar uma mão ou assumir um risco em seu nome.

Uma rede de contatos pode ser a diferença entre um um emprego e um bom emprego.

Faça amigos no seu trabalho e com as pessoas que fazem o que você faz

Nem todo mundo gosta da ideia de passar o nosso tempo livre junto de nossos colegas de trabalho…mas é exatamente isso o que você deve fazer. Se você já passa entre 40-50 horas por semana junto dessas pessoas, não seja cínico e faça amizade com elas! Isso irá tornar o seu dia-a-dia um pouco mais fácil, e vai expô-lo a diferentes funções que outras pessoas em seu escritório fazer.

E não se limite às pessoas que trabalham com você. Procure também pelas pessoas que fazem o que você faz em outras empresas. Você estará exposto a pessoas que têm o tipo de experiência que você quer, pessoas que trabalham nas posições que você deseja, e contatos que poderão apresentá-lo às que você quer conhecer.

Agora você tem uma boa desculpa para ir naquela happy hour com os seus colegas.

Como fazer amigos profissionalmente

A maioria das amizades no local de trabalho acontecem de forma orgânica, por isso não há razão para você forçar isso e “tentar” fazer amizade com as pessoas. Basta você sair para almoçar com seus colegas de trabalho, quando convidado, ou chamá-los para ir tomar um café. Não seja aquele colega de trabalho chato e “pegajoso”, mas convide as pessoas para sair de vez em quando, e procure aceitar os convites sempre que possível.

Além disso, você ainda tem que estar disposto a conhecer novas pessoas. Aqui estão algumas maneiras para fazer isso:

– Envolva-se nas contratações da sua empresa. Em muitas organizações, não é apenas de RH que faz a contratação. Se o seu departamento estiver procurando por algum novo membro, ofereça para participar neste processo. Você vai encontrar um monte de gente interessante, mesmo que eles acabem não sendo contratados.

– Participar dos eventos da empresa. Sim, esses eventos podem ser muitos chatos. Seja aquela festa de final de ano ou um churrasco na casa do chefe, se você conseguir juntar forças para participar (e talvez até aproveitar) estes eventos, eles poderão fazer maravilhas para sua carreira. E mesmo que seja apenas por pouco tempo, apareça e seja visto (cumprimente todo mundo, tome um drinque e pronto – missão cumprida).

– Oferecer ajuda quando possível. Construir uma rede profissional significa fazer amigos, e amigos ajudam uns aos outros quando podem. Introduzir um amigo ou ex-colega para alguém em sua empresa à procura de uma nova contratação é algo simples e muito bom de se fazer. Afinal de contas, essa pessoa provavelmente não irá se esquecer que você o ajudou, mesmo que a introdução não se transforme em algo concreto.

Lembre-se da mensagem principal: sua rede de contatos é apenas um grupo de amigos que têm coisas relacionadas ao trabalho em comum. Fazer amigos não é difícil, se você realmente tentar, e uma vez que você já tem o trabalho e a carreira em comum, vocês terão muito sobre o que conversar.

O segredo para fazer amigos é ser você mesmo, sem falsidade.

Use a tecnologia certa

Se a ideia de manter-se em contato com seus colegas de trabalho parece assustadora, lembre-se de que ela não precisa ser. Em termos de ferramentas, as redes de contatos modernas não são construídas através da troca de cartões de visita, elas são construídas online. Por isso mesmo, usar as tecnologias disponíveis podem ajudar você a manter-se em contato com as pessoas certas, de forma fácil e eficiente.

Obviamente que o LinkedIn é a primeira ferramenta que vêm à nossa mente quando pensamos em relacionamentos profissionais, mas todas as redes profissionais podem (e devem) ser usadas para isso. A dupla Facebook e Twitter, as duas maiores redes sociais do mundo, sempre deverá ser usada, mas vale à pena ficar de olho nas redes sociais usadas por segmentos ou profissões específicas, como o Instagram, Pinterest e outras.

Aproveite todas as tecnologias à sua disposição.

No final das contas, criar uma rede de contatos significa fazer amigos e investir um pouco de tempo em nossos relacionamentos. Você não está apenas montando uma rede de contatos, você está construindo um grupo de amigos que você que você está disposto a ajudar, e que estão dispostos a ajudá-lo também. Pode começar como “networking”, e você pode se sentir estranho quando precisar pedir um favor, mas se for bem feito, no futuro você estará convidando estas pessoas para um jantar ou casamento…bons contatos!

×