O MailChimp é uma das melhores plataformas para o envio de E-mail Marketing, pois ela é associada ao Google e seus e-mails quase sempre irão chegar de maneira segura. É uma ferramenta muito simples de usar e rápida de configurar
Um ponto muito a favor do Mailchimp é a facilidade que a ferramenta permite para criação dos seus templates de email marketing. É possível usar usar desde modelos criados pelo time de design deles ou então, caso tenha intimidade com Photoshop, HTML e CSS, você pode criar seus emails do zero e deixá-los do jeito que quiser.
O melhor é que a segmentação é feita sem complicações. Aqui abaixo você pode conferir o nosso passo a passo de como criar uma campanha de e-mail marketing utilizando esse recurso:
- Crie uma conta: A conta é gratuita, basta você definir um login e senha e ela será criada.
- Ajuste o seu nome e e-mail: Esta será a sua identificação para quem receber seus e-mails.
- Importe seus contatos: Para isso existem várias maneiras. Como exportar de outra plataforma de e-mail, copiar e colar de planilhas ou fazer upload de arquivos TXT ou CSV.
- Segmente os destinatários: Para essa etapa o ideal é utilizar filtros. Mas você também pode definir segmentos para envio ou ir copiando e colando os e-mails que quer usar.
- Nome da campanha: Determine um nome que remeta a campanha. E fique fácil para você gerenciar seus dados e estatísticas no painel de controle.
- Assunto: Lembre-se de elaborar algo criativo e que chame a atenção, afinal o e-mail marketing é utilizado para atrair clientes, certo?
- Estatísticas: Através dessa ferramenta você pode mensurar taxa de aberturas e de cliques, por exemplo. Além de outras métricas e estatísticas disponíveis para te ajudar.
Evite Spam ao utilizar o MailChimp
O maior temor quando se trata do disparo de e-mails é ser confundido com spam. E você sabia que isso pode acontecer devido algumas palavras? E talvez você esteja utilizando todas elas e isso pode afetar a sua estratégia. Evite ao máximo usar construções de frases que sugiram coisas mirabolantes além de termos como “gratuito”, “sem custos”, “ganhe dinheiro” e outros.
Exagerar de pontos de exclamação e de letra em caixa alta também é outra característica barrada dos spammers, procure adotar um estilo de escrita que se distancie disso. Contudo, dependendo do estilo de seu negócio, é impossível não usar algumas palavras associadas a spam, assim o ideal é encontrar um meio-termo e reduzir ao máximo a quantidade delas em seu e-mail marketing.
Integrações do MailChimp
Esta é outra sacada do MailChimp que o torna bastante adequado para seu negócio. Existe uma grande facilidade de integrá-lo com outros aplicativos via API e, o melhor de tudo, muitas empresas já desenvolveram integrações que estão prontas para você usar.
Por exemplo: se você tem um e-commerce, com certeza usa uma solução de gestão de pagamentos. Você pode integrar essa ferramenta com o MailChimp e, toda vez que um pagamento for aprovado, um novo destinatário é acrescentado a uma lista no MailChimp.
O MailChimp é realmente gratuito?
O Mailchimp tem uma modalidade TOTALMENTE GRATUITA, com o plano gratuito é possível ter uma lista de até 2000 contatos e disparar até 12 mil emails por mês para esses contatos. Então supondo que você tenha 500 e-mails em sua lista, você poderá fazer até 24 disparos.