Este é o nosso presente para você: o guia definitivo para seo mobile! Na GSP Sites, nossa equipe de especialistas em SEO não se dedica apenas a fornecer serviços de SEO, mas também a educar sobre alguns dos conceitos e técnicas complexas que usamos para tornar o site da sua empresa número um no Google. Este guia vai orientá-lo através do SEO mobile do início ao fim. Para realizar esta tarefa, este guia abordará os seguintes tópicos sobre SEO mobile:
- Por que a otimização mobile é importante?
- Sites amigáveis para dispositivos móveis
- Estratégias de SEO mobile
Essas categorias nos permitirão explicar por que o SEO mobile é amplamente considerado como o futuro do SEO em geral, como construir uma campanha de SEO mobile e, o mais importante, como testar a eficácia de suas estratégias de SEO mobile. Então, vamos lá!
Por que a otimização mobile é importante?
Para ser claro, SEO mobile é o futuro. É realmente tão simples quanto isso, e o Google colocou a comunidade online em alerta de que aqueles sites que não atendem tanto aos usuários de celular quanto de desktop perderão sua posição nos rankings orgânicos do Google. O Google não fez esse anúncio arbitrariamente. Eles começaram a empurrar o SEO mobile porque viram uma mudança surpreendente nos tipos de dispositivos que os usuários têm usado para navegar em sites em todo o mundo.
Felizmente, você pode acessar grandes quantidades de pesquisas realizadas pelo Google que explicacomo e quando os usuários de celular pesquisam por produtos e serviços online. Dê uma olhada em alguns dos fatos divertidos que listamos abaixo, e pense em como essas informações podem afetar o site da sua empresa.
70% do tráfego online vem de dispositivos móveis
Você pode ficar surpreso ao saber disso, mas sim, o tráfego online mobile está agora na maioria. Além disso, os usuários de celular tendem a ser muito exigentes em geral. Por exemplo, de acordo com o Google, seus potenciais clientes têm 62% menos chances de comprar sua marca no futuro se tiverem uma experiência negativa em seu site mobile.
65% das pessoas usam o telefone em seus momentos “Eu quero comprar”
Todos sabemos que esse fato é verdade em muitos casos porque você, como todo mundo, provavelmente pegou seu telefone durante um momento de “eu quero comprar”. Felizmente, podemos levar esses dados um passo adiante e ver quais ações as pessoas normalmente tomam durante esses momentos cruciais quando estão prontas e dispostas a fazer uma compra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2016, as cinco principais maneiras pelas quais as pessoas abordaram seus momentos de “eu quero comprar” foram as seguintes:
- 71% dos usuários visitaram um site de varejista ou usaram um aplicativo de varejista
- 64% dos usuários realizaram uma pesquisa em um mecanismo de pesquisa
- 42% visitaram um site não varejista ou usaram um aplicativo não-varejista
- 41% visitaram uma loja ou outro local
- 23% olharam para imagens ou fotos online
Você deve ter notado que todas essas ações podem e muitas vezes envolvem um dispositivo mobile. Se um cliente está procurando direções para o seu negócio, revendo os produtos ou serviços que sua empresa oferece ou procurando por sua empresa no Google, todas essas ações podem ser feitas a partir de um smartphone. Como tal, este próximo fato provavelmente não vai surpreendê-lo.
A velocidade de carregamento das páginas mobile são agora um fator de classificação
Houve algumas vezes que o Google fez grandes mudanças na maneira como seu mecanismo de busca avalia páginas da Web. Ver como essas mudanças afetaram os principais sites deixou uma coisa muito clara para os especialistas em SEO mobile aqui no GSP Sites. Quando um gigante de mecanismos de busca como o Google fala sobre uma mudança, você deve ouvir com muita atenção.
Como tal, o Google recentemente — 17 de janeiro de 2018 para ser exato — anunciou a “Speed Update”, colocando assim a comunidade de SEO em alerta de que o Google, como um mecanismo de busca, está implementando uma mudança no foco da plataforma que foi projetada para atender os usuários móveis. Assim, à luz dessas informações, seu site precisa aplicar todas as mesmas técnicas de SEO que foram endossadas pelo Google anteriormente, garantindo que a estrutura, o design e o conteúdo do seu site sejam construídos para atender os usuários que visualizam seu site com um dispositivo mobile.
Sites mobile friendly
Seu site é o ponto de partida em qualquer campanha de SEO. O fato é que não importa quanto dinheiro você gasta em publicidade online. Se o seu site for mal projetado, ele não converterá os visitantes do site em leads de vendas, e não se classificará bem com os mecanismos de busca. Este mesmo princípio também se aplica ao SEO mobile. Como tal, todos os aspectos do seu site precisam ser mobile-friendly, incluindo o do site:
- Design
- Arquitetura de sites
- Estrutura da página
- Estrutura de conteúdo
Projetos web mobile friendly
Os donos de negócios têm duas opções quando se trata de projetar um site amigável para dispositivos móveis. Você pode construir um site completamente separado que é projetado apenas para usuários móveis ou criar um site responsivo. A principal desvantagem para construir um site mobile separado é, você tem que projetar, operar, atualizar e, o mais importante, pagar por dois sites separados, um para usuários móveis e um para usuários de desktop. A segunda e mais comum opção é construir um site responsivo. Sites responsivos utilizam código de computador que permite ao seu site detectar o tamanho da tela do dispositivo que um visitante está usando para exibir uma página da Web e modificar o tamanho e a estrutura da página da Web para se adequar à tela do usuário.
Se você é como a maioria dos donos de negócios, você provavelmente acha que construir um site responsivo vai ser caro. Não se preocupe, eles são realmente acessíveis. Se você está curioso sobre quanto custa um site responsivo, entre em contato conosco que lhe enviaremos um orçamento sem compromisso. Além disso, os benefícios que a construção de um site responsivo produzirá a longo prazo tornam a decisão muito fácil do ponto de vista financeiro.
Benefícios da construção de um site mobile friendly
Construir um site amigável para dispositivos móveis gera benefícios que muitas vezes podem estar diretamente ligados ao seu resultado final. Seu site responsivo não só garantirá que cada cliente, independentemente do tipo de dispositivo que esteja usando, possa acessar e navegar facilmente em seu site, mas também permite que seu site carregue mais rápido em dispositivos móveis, o que é um fator que pode afetar a taxa de conversão geral de seus sites. Por exemplo, 54% das pessoas dizem que, à medida que o tempo de carga de um site aumenta, o mesmo acontece com o nível de frustração do usuário, e pesquisas descobriram que apenas um segundo de atraso nos tempos de carregamento mobile pode reduzir a taxa de conversão de um site em 20%.
Além disso, outras empresas têm visto um impacto mais significativo em sua receita como resultado de seus esforços para reduzir o tempo de carga de seu site para usuários móveis. Um exemplo é os resultados de conversão experimentados por uma empresa de varejo alemã chamada Dakine. Em um esforço para melhor atender seus visitantes de sites móveis, Dakine reduziu:
- Tempo de carga da página inicial em 55%
- Tempo de carga da página da categoria em 48%
- Tempo de carga da página do produto em 65%
O resultado? Dakine viu um aumento de 31% no tráfego mobile, um aumento de 45% na receita mobile e um aumento de 4% nas vendas de tablets durante o ano seguinte! Então, a coisa chave para você lembrar à medida que você constrói e gerencia seu site amigável para dispositivos móveis é que muitas vezes há uma conexão direta entre a criação de uma experiência amigável para seus clientes e a quantidade de vendas que seu site gera a cada ano.
Arquitetura de informações do site mobile
Quando os especialistas em SEO mobile da GSP projetam um site, pensamos no site em pedaços, semelhante à maneira como um arquiteto pensa de cada parte de um edifício. Da mesma forma, cada arquiteto começa cada projeto criando um projeto. Aqui na GSP, usamos uma técnica conhecida como arquitetura de informações de sites para mapear ou “blueprint” cada site.
A arquitetura de informações do site é o aspecto mais importante do SEO, independentemente de seu objetivo ser atender usuários móveis, usuários de desktop ou ambos. Com essa técnica, você estrutura o conteúdo em seu site em camadas de tópicos e subtópicos que se concentram em palavras-chave que são amplas para algumas páginas e altamente específicas para outras. Por exemplo, sua página inicial será focada em um tópico amplo e palavras-chave amplas, como “Advogado de familia em Florianópolis” ou “Encanadores em São Paulo”. As outras páginas do seu site se concentrarão em subcategorias e palavras-chave mais específicas, como “Advogado de pensão alimentícia em Florianópolis, SC” ou “Encanador Comercial em São Paulo, SP”.
O objetivo da arquitetura de informações de sites móveis
Utilizando técnicas de arquitetura de informações de sites para estruturar, seu site impactará positivamente o desempenho do seu site de várias maneiras, tais como:
- Ele estrutura seu site de uma maneira lógica que é fácil para os usuários navegarem. Isso incentiva os usuários a visualizar várias páginas e reduz as chances de que um usuário saia do seu site.
- Ele permite que seu site classifique o máximo de páginas e tópicos possíveis. Uma vez que cada página tem um foco específico em um conjunto específico de palavras-chave, você pode otimizar cada página para classificar para cada tópico ou palavra-chave individual. Se você dedicar várias páginas ao mesmo tópico, correrá o risco de se envolver em canibalização de palavras-chave, o que acabará prejudicando a classificação do seu site no Google.
- Ele define a estrutura para aumentar facilmente a quantidade de conteúdo que seu site oferece ao longo do tempo. Depois de criar as páginas da Web que se concentram em palavras-chave amplas e moderadamente amplas, você pode adicionar páginas adicionais da Web que se concentram em frases de pesquisa altamente específicas que têm pouca concorrência, mas atraem tráfego de pesquisa altamente qualificado. Isso permite que você adicione constantemente à taxa de conversão do seu site, atraindo visitantes que estão na fase de compra de suas pesquisas online.
O objetivo mais importante listado acima a partir de uma perspectiva de usuário mobile é estruturar seu site de uma maneira lógica que é fácil para o usuário navegar. Lembre-se, usuários de celular têm indicado em estudos que seus níveis de frustração aumentam à medida que os tempos de carga para uma página web aumentam. O mesmo princípio se aplica à navegabilidade do seu site. Os visitantes do site que não conseguem encontrar o que estão procurando facilmente ficam frustrados e saem. E embora isso também se aplique aos usuários de desktop, devido à forma como os dois usuários diferentes estão visualizando o conteúdo, o tempo necessário para fazer com que os usuários móveis fiquem frustrados e saiam é exponencialmente menor do que o observado com os usuários de desktop.
Estruturas de conteúdo para sites mobile friendly
Como você deve ter notado, para tornar seu site atraente para usuários móveis, você precisa pensar neles, pois você está criando cada aspecto da estrutura do seu site. Isso inclui seu conteúdo atual, como vídeos, imagens e texto escrito. Os usuários de celular anseiam por conteúdo facilmente compreensível, bem escrito e fácil de consumir. Como tal, você deseja escrever o conteúdo em seu site em pequenos (100-150 palavras), engajando parágrafos.
Além disso, facilite a identificação dos links internos e externos no conteúdo do seu site e certifique-se de que os anúncios colocados no conteúdo não sejam grandes o suficiente para fazer com que o usuário clique acidentalmente no anúncio com o polegar. Não há nada mais frustrante para um usuário online que está tentando ler do que clicar acidentalmente em um anúncio que é tão grande que o usuário não pode rolar pelo conteúdo. Essas dicas não são apenas recomendadas pelos especialistas em SEO mobile da GSP. Eles são recomendados pelo Google dentro de seu guia de inicialização seo.
Estruturas de página para sites mobile friendly
Muitas coisas no SEO estão centradas em torno dos mínimos detalhes, e a estrutura de cada página web não é exceção. Certos aspectos de uma página web, como o tamanho dos botões, a localização de uma barra de pesquisa e o comprimento e formato dos menus suspensos do seu site podem, em última análise, afetar a experiência de um visitante com seu site e, como resultado, a classificação do seu site no Google. Para otimizar os aspectos estruturais do seu site, você precisa implementar e testar diferentes características e alterações na estrutura de cada página da Web.
Por exemplo, seu site pode conter uma grande quantidade de conteúdo, de modo que um menu suspenso longo é inevitável. Para neutralizar essa falha estrutural, você pode colocar barras de pesquisa na parte superior e inferior de cada página da Web. Se você está tendo um problema com a taxa de conversão do seu site entre usuários móveis, altere o tamanho, a forma ou até mesmo a cor dos botões de compra ou inquérito de vendas, tornando-os mais fáceis para os usuários de dispositivos móveis encontrarem e clicarem. O mesmo princípio também pode ser aplicado para formar campos. Muitas vezes, as empresas querem o máximo de informações possível, por isso projetam formas complexas. No entanto, esse recurso pode ser problemático para usuários de dispositivos móveis. Tente simplificar formulários para ver como isso afeta a taxa de conversão do seu site e, se você não tiver certeza sobre qual é o problema, execute testes de interação do usuário para descobrir.
Estratégias de SEO mobile
A otimização do mecanismo de busca pode ser resumida em três palavras: implementar, testar e repetir. O fato é que você pode ter uma lista de todos os fatores que o Google usa para julgar a qualidade de um site, e se você não tivesse uma maneira de testar os esforços que você fez para explorar esses fatores, você ainda estaria tendo palpites aleatórios na implementação da melhor estratégia de SEO possível. Como tal, esta seção discutirá tanto as estratégias de SEO quanto os diversos testes disponíveis para avaliar sua eficácia, começando pela otimização da mídia do seu site.
Otimização de mídia para um site mobile
Existem essencialmente dois tipos de mídia que são tipicamente adicionados a páginas da Web, fotos e vídeos com fotos sendo o mais comum dos dois. Adicionar fotos serve a um duplo propósito. Primeiro, as fotos tornam seu conteúdo mais atraente. Quer você perceba ou não, você tira um tempo extra para analisar o conteúdo de uma foto dentro de um conteúdo. Isso acontece porque a foto comunica uma mensagem que complementa o conteúdo que você está lendo, ou você simplesmente leva uma pequena quantidade de tempo adicional para analisar uma foto a fim de escanear adequadamente uma página da Web. De qualquer forma, o Google registra a quantidade de tempo que cada usuário passa em uma página da Web e como eles interagem com ela. Como tal, implementar fotos dentro do conteúdo de certas páginas da Web pode ajudar seu site a se classificar melhor no Google devido ao aumento do engajamento do usuário.
Em segundo lugar, as imagens podem direcionar o tráfego através de imagens do Google, e quando otimizadas corretamente, as imagens podem ser usadas para se comunicar melhor com o Google sobre o tópico de cada página da Web. No entanto, apesar de todos os benefícios que a incorporação de fotos em seu site pode render, eles podem aumentar o tempo de carga de cada página, especialmente para usuários móveis. Então, para combater esse problema e otimizar suas fotos corretamente, siga estas etapas:
- Use imagens estrategicamente: os proprietários de sites muitas vezes sentem que cada página precisa ter uma imagem, mas isso nem sempre é verdade. Você precisa usar imagens onde elas fazem sentido e adicionar ao conteúdo.
- Sempre Comprima imagens: Como os computadores carregam uma imagem em pedaços, o tamanho de uma imagem, o que significa o número de kilobytes que ela usa, é o que pode, em última análise, fazer com que uma página da Web seja carregada lentamente. Como tal, as imagens compactadas são menores em tamanho e, portanto, não demoram tanto tempo para carregar. Existem várias ferramentas de compactação de imagem on-line que podem ser usadas para reduzir o tamanho de uma imagem gratuitamente, então certifique-se de tirar proveito delas.
- Escolha formatos de imagem Sabiamente: Diferentes tipos de arquivo carregam de forma diferente, independentemente de o arquivo ter sido compactado ou não. Como tal, você deve escolher o tipo de arquivo das imagens do seu site sabiamente. As imagens PNG, por exemplo, são um excelente formato para exibir imagens de alta resolução, mas normalmente demoram mais para carregar. As imagens JPEG podem ser usadas para capturas de tela ou fotos gerais, e podem ser compactadas facilmente. No entanto, eles não são um bom formato de imagem para imagens muito detalhadas. Esses exemplos demonstram por que você deve avaliar o tipo de arquivo de cada imagem que você usa cuidadosamente.
- Sempre utilize o texto alt para cada imagem: O texto alt fornece uma descrição do que cada imagem é em última análise. Mecanismos de busca como o Google usam texto alt, além do conteúdo escrito de uma página da Web, para entender melhor o tópico de uma imagem e a página da Web em que a imagem é encontrada. Portanto, certifique-se sempre de que você escreveu texto alt para cada imagem em seu site e tente incorporar as palavras-chave que você está otimizando uma página da Web para dentro do texto alt da imagem, se possível. Se você não tem certeza sobre como adicionar texto alt às suas imagens, faça uma pequena pesquisa online. Normalmente, cada sistema de gerenciamento de conteúdo terá uma área específica onde você pode adicionar texto alt a cada imagem. Por exemplo, se você estiver usando wordpress, a área para adicionar texto alt a uma imagem será assim.
Testando técnicas móveis de SEO
Depois de otimizar suas imagens, você pode começar a testar o impacto que seus esforços terão nos tempos de carregamento da sua página. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar a ferramenta de insights de velocidade de página do Google. Para usar esta ferramenta corretamente, você deve primeiro executar o teste em uma página da Web antes de fazer quaisquer alterações. Basta colocar a URL da página web na barra de pesquisa de teste e clicar em analisar.
Uma vez que o teste seja concluído, você receberá uma pontuação de página mobile e uma pontuação no desktop. Seu objetivo é estar na extremidade superior da faixa média, 75 a 89, ou dentro do alcance rápido, 90-100, tanto para usuários de desktop quanto de celular.
Executar um teste antes de implementar quaisquer alterações e outro depois permitirá que você tenha uma ideia do impacto que seus esforços de otimização tiveram nos tempos de carga da página web. Além disso, a grande coisa sobre este teste é que ele não só informa o quão rápido uma página da Web carrega em todos os dispositivos, mas também dá recomendações sobre como otimizar uma página web mais adiante na seção de oportunidades.
Basta clicar na seta baixa que está no lado direito do valor estimado da poupança, que no exemplo acima é “.38 s”, e você verá uma lista de ações específicas que você pode tomar para melhorar uma categoria específica de economia de tempo. No entanto, você deve sempre lembrar que você pode não ser capaz de melhorar em alguns desses elementos. Por exemplo, o teste de insights de página normalmente recomendará que você converta imagens em um formato mais amigável de carga para usuários mobile como JPEG 2000, JPEG XR e WebP, mas plataformas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress não permitirão que você carregue fotos neste formato para sua plataforma. Assim, o objetivo é corrigir e melhorar o máximo possível de recomendações, tendo em mente que você pode não ser capaz de corrigir tudo.
Teste sua página da Web para garantir que ela seja amigável para dispositivos móveis
Se você está usando técnicas de web design responsivos para construir seu site, você pode assumir que cada página da Web é amigável para dispositivos móveis até certo ponto, mas como você deve ter notado a partir dos tópicos discutidos neste artigo, o SEO mobile vai além do tipo de código usado para construir um site. Além disso, alguns proprietários de sites podem não ter certeza se seu site é ou não amigável para dispositivos móveis. Em ambos os casos, você deve executar um teste amigável para dispositivos móveis antes de fazer quaisquer alterações relacionadas ao SEO mobile e depois. Esta ferramenta permitirá que você veja se seu site é ou não amigável para dispositivos móveis e para visualizar melhorias que podem ser feitas para melhor atender os usuários de dispositivos móveis.
Semelhante à ferramenta de insights de velocidade da página do Google, tudo o que você precisa fazer é visitar o site de teste amigável para dispositivos móveis e colar a URL de uma página da Web na barra de teste, como mostrado na foto abaixo.
Depois de clicar em “Testar URL”, você receberá o resultado de usabilidade mobile para a página da Web que você está testando. O objetivo é que os resultados dos seus testes mostrem que a página é amigável para dispositivos móveis e que cada elemento da página web carregado com sucesso, como mostrado na foto abaixo.
No entanto, é possível que uma página seja amigável para celular e tenha problemas de carregamento. Neste cenário, clique no link de detalhes de visualização para ver o que pode ser melhorado, mas tenha em mente, existem certas coisas que podem ser sinalizadas, mas que também são necessárias para otimizar seu site corretamente. Por exemplo, elementos codificados com robots.txt serão sinalizados, mas esse tipo de código é frequentemente usado para bloquear elementos da visão do Google de propósito. Semelhante à ferramenta page insights, seu objetivo é melhorar o máximo possível de elementos de erro de carregamento, tendo em mente que alguns desses elementos podem ser sinalizados devido a uma técnica de design necessária usada para construir corretamente seu site.
Teste de navegação do usuário para um site mobile
O objetivo ao projetar seu site é construí-lo de forma que os usuários possam navegar perfeitamente e facilmente em seu site para encontrar o que eles estão procurando e, ao usar técnicas de arquitetura de informações do site, dar ao seu site a estrutura ideal para um site fácil de usar, você ainda precisa testar a navegabilidade do seu site sob a perspectiva do usuário. A melhor maneira de realizar essa tarefa é reunir um grupo de usuários, que podem ser amigos, familiares ou cobaias contratadas, e testar sua capacidade de encontrar conteúdo em seu site com um dispositivo mobile. Esses usuários devem ser membros do seu mercado-alvo, e eles devem ter pouco ou nenhum conhecimento de como seu site foi construído ou projetado.
Para realizar o teste corretamente, você deve dar a esses usuários uma tarefa ou algumas tarefas a serem realizadas em seu dispositivo mobile, como descobrir como fazer uma chamada telefônica para sua empresa, localizar uma página web específica que lida com um tópico específico ou preencher um formulário de consulta de vendas, e uma vez que o usuário tenha realizado a tarefa , reúna feedback do usuário. Este feedback pode fornecer-lhe informações crucialmente importantes sobre a colocação de determinados recursos do site, como botões de chamada, barras de pesquisa, etc., o layout do seu site e a estrutura do seu conteúdo. Por exemplo, você pode pedir a um usuário para ler uma página da Web em seu site. O usuário se envolve com o conteúdo clicando em links, assistindo vídeos, etc.? É fácil para eles entenderem? Sua chamada para ação indica claramente o que você quer que o usuário faça depois de ler o conteúdo?
As respostas a essas perguntas a partir da perspectiva de uma pessoa leiga permitirão que você garanta que seu site seja atraente para usuários móveis e fácil para eles navegarem. Além disso, ele permitirá que você faça quaisquer alterações em seu site que otimizem a experiência geral de visualização do usuário, o que, em última análise, levará a uma taxa de conversão maior e rankings mais altos no Google.
Como maximizar sua presença online para usuários de celular
Então, agora você sabe como construir seu site amigável para dispositivos móveis e testar seus esforços para garantir que você tenha alcançado os melhores resultados possíveis nos rankings do Google. Agora, você precisa concentrar sua atenção na utilização de técnicas de marketing que ajudarão seu site a alcançar a exposição máxima aos clientes móveis e monitorar o desempenho do seu site.
Console de pesquisa do Google
Se você usar o teste amigável para dispositivos móveis e clicar na opção “relatório de usabilidade mobile aberto em todo o site” dentro da página de resultados do teste, você será levado para o site do Google Search Console. Esta é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite monitorar, entre outras coisas, informações críticas sobre como seu site se comporta para usuários de dispositivos móveis. Algumas das principais funções que o Google Search Console oferece aos sites participantes incluem:
- Fornecendo dicas e orientações sobre como criar páginas web para dispositivos móveis
- Monitorando a simpatia mobile de todo o seu site
- Dicas e orientações sobre como otimizar imagens e vídeos
- Fornecendo informações sobre como criar e enviar mapas de sites
- Fornecendo relatórios e ferramentas para otimizar o desempenho online do seu site no Google
O Google Search Console é uma ferramenta extremamente importante que todo proprietário de site deve aproveitar, mas o Google Search Console não é um programa substituto para outros programas de análise, como o Google Analytics. Em vez disso, o Google Search Console complementa esses programas fornecendo informações sobre como seu site interage com o Google, enquanto programas como o Google Analytics fornecem informações sobre como os usuários interagem com seu site.
Otimização de listagem local para o seu site mobile friendly
A otimização de listagem local é um processo que utiliza vários canais de marketing para reforçar a presença on-line local do seu site, e é um aspecto crítico de qualquer campanha de SEO mobile devido ao comportamento online e ações físicas dos usuários móveis. Por exemplo, quatro em cada cinco usuários utilizam um mecanismo de pesquisa para encontrar informações locais, e 76% dos usuários que pesquisam em seu smartphone por algo próximo visitam um negócio dentro de um dia. Das pesquisas realizadas por esses usuários de celular, 28% resultam em uma compra de acordo com o Google. Em outras palavras, a maioria das pessoas procura seu telefone para encontrar uma empresa local, e esses usuários querem ser capazes de encontrar seu negócio rapidamente on-line, entrar em contato facilmente com sua empresa usando um botão de chamada e receber instruções para sua localização com um botão de direção no Google. Essa necessidade é ainda mais evidenciada pelo fato de que mais de 70% dos usuários dizem que é importante ter um botão de chamada e um botão de direções dentro de um add on-line.
Uma das maneiras mais importantes que você pode garantir que sua empresa seja facilmente encontrada em sua localização geográfica local é reivindicar e atualizar sua conta do Google My Business. O Google My Business é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite que as empresas publiquem publicamente as informações de contato para seus negócios on-line, bem como permitindo que os clientes escrevam avaliações sobre o negócio. Se você não está familiarizado com o Google My Business como uma plataforma, provavelmente já usou os recursos de um perfil do Google My Business pelo menos uma vez. Você já clicou em um botão de chamada ou link de direções para um negócio que se parecia com isso?
Otimizando sua conta de negócios do Google e outros diretórios online
Como você pode ver, informações importantes como a localização do negócio, número de telefone e horas de operação são exibidas com destaque e precisão. Além disso, há um link direto para o site da empresa e um botão de direções que permite que o cliente receba instruções para a localização física da empresa usando seu GPS. Você também pode ter visto um perfil do Google My Business exibido com três outros tipos de empresas sob um mapa dentro dos resultados de pesquisa orgânica. O perfil do negócio provavelmente se parecia com a foto abaixo.
As três listagens geográficas que aparecem nesses resultados são conhecidas como pacote local do Google, e sãogeradas com base tanto na localização geográfica do usuário quanto no tipo de pesquisa que o usuário inseriu. Esses tipos de resultados de pesquisa estão se tornando cada vez mais comuns à medida que os usuários entram em termos-chave de pesquisa que acionam o Google para exibir o pacote local, como “perto de mim”. De fato, o Google viu um aumento de mais de 80% nas pesquisas “perto de mim” no quarto trimestre de 2014. Outros termos comuns de pesquisa que estão em ascensão e acionam a exibição do pacote local são “mais próximos” e “próximos”.
Otimização de diretórios online para usuários móveis
No entanto, o Google My Business não é o único perfil online que você deve reivindicar. Outros diretórios online, como yelp e trip advisor, podem ser uma boa fonte de tráfego e fornecer-lhe exposição adicional dentro do mercado online local, mas você precisa ter certeza de que os perfis que você está reivindicando todos têm as mesmas informações que sua conta do Google My Business. Além disso, você só deve reivindicar e otimizar perfis em diretórios on-line respeitáveis, pois cada diretório normalmente pedirá que você vincule o diretório ao seu site. O Google usa a qualidade dos sites aos que você vincula e esse link para o seu site como um fator de classificação, e se você tiver um monte de perfis de diretórios on-line de spam inacreditadíveis vinculados ao seu site, isso pode realmente prejudicar sua posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google e dentro do pacote local.
Usando vídeos para alcançar usuários móveis
Os usuários de celular querem consumir conteúdo em diferentes formatos. Todo esse conteúdo deve ser envolvente, diverso e original. Vídeos não são exceção, e dependendo do mercado-alvo da sua empresa, não incorporar vídeos em sua estratégia de SEO mobile pode estar lhe custando conversões. Por exemplo, de acordo com o Google, 8 em cada 10 membros da geração Z, adultos que nasceram nos anos 1990 ou início dos anos 2000, compartilham ativamente vídeos no YouTube com seus amigos e familiares, e 85% dos adolescentes usam o YouTube. O que isso significa para o seu site? Ele lhe dá a oportunidade de explorar um nicho que pode atrair uma base de clientes que está no início de seu ciclo de vida. Além disso, oferecer vídeos informativos e divertidos permite que você eduque os clientes sobre o seu produto.
Criando vídeos envolventes para usuários de celular
A chave para incorporar vídeos que são eficazes é que você precisa ter certeza de que eles são memoráveis, únicos e informativos. Além disso, divirta-se com vídeos. A melhor maneira de demonstrar este ponto é dar-lhe um exemplo da vida real. Uma empresa que faz liquidificadores iniciou uma série no YouTube onde o dono e fundador da empresa testa se os liquidificadores que eles fazem podem ou não misturar um smartphone. Esses vídeos foram extremamente bem sucedidos em obter milhões de visualizações no YouTube e nas mídias sociais.
Porque? Porque você pode não se lembrar o quão bem um liquidificador pode fazer um milkshake, mas você vai se lembrar de alguém liquendo um smartphone. Além disso, um conceito tão insano certamente despertará sua curiosidade se você vê-lo em seu feed de mídia social. Além disso, quanto custaria um vídeo desses? Teoricamente, seus custos seriam limitados à compra do smartphone, ao custo do liquidificador e ao custo inicial de uma câmera, que seria relativamente barato quando você considera que seu produto seria visto por milhões de clientes em potencial.
Você ainda tem dúvidas sobre o MOBILE SEO?
Não se preocupe! Os especialistas em SEO mobile do GSP Sites têm as respostas. Este guia deve dar-lhe as informações necessárias para obter a sua campanha de SEO mobile fora do chão, mas os especialistas em SEO mobile aqui no GSP Sites têm as habilidades necessárias para transformar seu plano para o seu site em um site de classificação #1 no Google. Então, ligue para o nosso escritório hoje para falar com um especialista em SEO que possa responder a todas as suas perguntas e explicar como nossa equipe pode ajudá-lo a construir um novo site ou melhorar em seu site existente!