Tecnologia e indústria devem andar de mãos dadas para quem tem como objetivo crescer no mercado. Essa necessidade de se destacar e otimizar os processos são maneiras de aumentar os lucros..
Por isso surgiu a chamada Indústria 4.0, que é o termo usado para descrever a tecnologia como a forma principal de armazenar dados e automatizar tarefas, facilitando assim os processos industriais.
Cerca de 85% dos negócios consegue ver o potencial da indústria 4.0, segundo pesquisa feita pela Certsys em 2018. A seguir, vamos entender como a indústria 4.0 impacta o setor industrial, qual o seu conceito e quais as principais ferramentas disponíveis. Acompanhe!
O que é indústria 4.0?
Conhecida também como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 envolve a tecnologia criada nos últimos anos, aplicando-a na indústria e gerando mais lucro à empresa.
Seguindo esse conceito, é possível entender que conectar as máquinas e integrar os sistemas ativamente, resulta em redes inteligentes na linha de produção. Com isso, é possível controlar as ações da produção de maneira precisa mesmo que remotamente.
Isso significa que as indústrias aliadas a tecnologia poderão ter autonomia em um dado momento, possibilitando agendar manutenções, antecipar falhas e adaptar mudanças ocorridas na produção. Isso graças aos sistemas de inteligência artificial, que robotizam tanto o trabalho braçal quanto algumas decisões técnicas.
Quais são os pilares da indústria 4.0?
A indústria 4.0 é uma realidade devido aos avanços tecnológicos da última década, e está aliada às áreas da tecnologia da informação e engenharia. Entre os recursos mais relevantes da indústria 4.0, podemos destacar:
Internet das coisas
A internet das coisas é a conexão em rede dos objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de aparelhos eletrônicos que permitem a troca de dados.
Esses sistemas de interação tecnológica funcionam a base de internet, e trabalham utilizando sensores para que as partes físicas dos mecanismos funcionem em conjunto. Essa troca de informações gera sincronia entre as máquinas de produção.
Big Data Analytics
O Big Data Analytics é composto por uma estrutura complexa que realiza a captura, análise e gerenciamento de informações importantes na empresa. Para a indústria 4.0, o sistema lida com informações que sejam relevantes para a linha de produção.
Essas informações se referem à conexão da rede industrial, nuvem de armazenamento dos dados, as memórias físicas e o compartilhamento de informações.
Segurança
Um dos principais desafios da indústria 4.0 é melhorar o sistema de segurança da informação. As falhas na transmissão ou comunicação entre as máquinas, ou mesmo travamentos durante o funcionamento pode causar sérios problemas na linha de produção.
Com uma conexão bem feita, além de garantir mais segurança no decorrer da produção é possível melhorar o controle de arquivos e processos internos. Tudo isso graças a uma conectividade mais segura.
Quais as vantagens da tecnologia na indústria?
Com a indústria 4.0 as operações acontecem em tempo real. Isso significa que uma boa parte dos processos da empresa podem ser realizados rapidamente, reduzindo o tempo gasto e aumentando a produtividade.
Além disso, as máquinas passam a operar por um comando prévio. Ou seja, o sistema pode tomar decisões de acordo com as necessidades da produção, para acelerar ou diminuir o ritmo.
Fora isso, as novas tecnologias tem a intenção de armazenar, processar e proteger um volume grande de informações.
Isso garante mais segurança para a sua empresa, pois com o armazenamento remoto de dados nas nuvens, as informações ficam mais seguras e não correm o risco de serem corrompidas.
Existem outros recursos para a indústria?
Além de otimizar os processos, a tecnologia também pode ser responsável por outro ponto importante: aumentar a visibilidade da sua empresa! Atualmente, a internet se tornou um ambiente que proporciona espaço para todo tipo de negócio.
Boa parte disso vem do fato dela ser um importante meio de comunicação entre empresa e cliente. Com a internet, é possível alcançar o público nos mais variados canais de divulgação, cada um com suas diferenças na linguagem e abordagem específica.
Além da possibilidade de impulsionar a sua imagem com a internet, a indústria também pode otimizar todo o setor comercial e de atendimento. É possível realizar um suporte, desde a captação do cliente até o momento da venda em si, de maneira mais assertiva.
Fora isso, o atendimento pós venda também pode ser modificado. Pois, com uma aproximação da empresa pelas redes sociais, por exemplo, fica mais fácil medir o nível de satisfação dos clientes, assim como, aumentar o número de retenções.
Como usar a tecnologia para se destacar no mercado?
A competitividade empresarial faz com que a inovação seja sempre necessária para uma companhia se consolidar no mercado.
Isso porque, uma empresa deve entender que se optar por não acompanhar a tecnologia, a concorrência fará isso, e ela será ultrapassada.
Para evitar isso, as empresas devem se atentar aos conceitos de indústria 4.0, que de forma direta são a utilização da tecnologia para otimizar os processos da empresa. As máquinas na linha de produção, além de tornarem o processo mais produtivo, reduzem o tempo gasto, resultando em um crescimento nos lucros.
Fora isso, a tecnologia também é responsável pela melhora na comunicação. Todo negócio tem como objetivo crescer cada vez mais e se destacar no mercado, e a internet fornece um espaço repleto de oportunidades para que isso aconteça.
Além da possibilidade de impulsionar a imagem da sua empresa na internet, os mais variados canais de divulgação criam uma relação mais próxima com seu público-alvo.
Por isso, como vimos ao longo deste artigo, se usada corretamente, a tecnologia muda todos os processos industriais e possibilita que sua empresa cresça no mesmo ritmo que a em que ela avança.
Dessa forma, é possível otimizar os processos internos e alcançar o seu público massivamente, aumentando as vendas e consequentemente o lucro da sua empresa.