Estamos acostumados a receber na nossa empresa vários tipos de clientes e infelizmente muitos deles chegam com estratégias pouco eficientes na internet e também com más experiência de investimento nesta área.
Foi por esse motivo que preparamos hoje uma lista com os 5 erros comuns que as empresas cometem ao iniciar um trabalho na internet para que você não os cometa na hora de colocar o seu negócio online.
Erro número 1: Não ter um site
Um site profissional seja ele de 3 ou 3.000 páginas é a peça central de estratégia de marketing online de uma empresa.
Há uma grande variedade de opções em termos de preço, facilidade de uso e sistemas de gerenciamento de conteúdo para começar a criação de sites.
Um site é importante para qualquer negócio porque os potenciais clientes estão cada vez mais fazendo suas pesquisas e tomando decisões com base nas informações que encontram online.
Com o seu próprio site você produz informações com autoridade sobre seu negócio, em vez de terceirizar esse serviço abrindo campo para fontes potencialmente não confiáveis.
Coloque no site o logotipo da empresa, a localização e outros detalhes que precisam ser notados, tais como serviços e os produtos mais vendidos visando mostrar o seu negócio para novos potenciais clientes.
Erro número 2: Não responder os comentários online
O conteúdo dos comentários sobre a sua empresa na internet pode impulsionar um negócio da noite para o dia ou forçá-lo a fechar as portas com o passar do tempo.
Quando os proprietários dos hotéis da TripAdvisor perguntavam qual o segredo para administrar suas avaliações no site e aplicativo era sempre recomendado: “responda honestamente”.
Avaliações online são a oportunidade de se envolver com os clientes e manter uma conversa.
Se você tiver sorte de receber excelentes críticas, estenda a mão e agradeça ao cliente.
Se você receber um comentário negativo em um site de resenhas como Yelp ou Reclame Aqui , responda com desculpas e se ofereça para fazer as coisas corretamente da próxima vez que eles retornarem a seu estabelecimento.
Seja honesto sobre o que contribuiu para uma má experiência e assegure que nunca vai acontecer de novo.
Os potenciais clientes irão apreciar a franqueza e entender que até mesmo as melhores empresas passam por dificuldades.
Erro número 3: Não gerenciar as informações do negócio no Google Local
O Google Local deve ser visto como uma extensão do seu próprio site.
É preciso de poucos minutos para inserir conteúdo que pode ter um tremendo impacto sobre a forma como sua empresa será listada e exibida nos resultados de pesquisa do Google.
Quanto mais conteúdo valioso você fornecer através da interface criada especificamente para empresários, mais profissional e confiável seu negócio irá parecer para potenciais clientes.
Informe seu endereço comercial, insira o logotipo de sua empresa, fotos do negócio, tais como imagens da loja, amostras dos produtos ou mesmo uma foto de sua equipe no local de trabalho.
Esses toques pessoais e profissionais vão tornar seu negócio memorável e mais atraente para o público online.
Erro número 4: Não se aproveitar das mídias sociais
Você não precisa de uma complexa e totalmente integrada estratégia de mídia social a fim de se envolver com seus clientes em um local onde eles já estão tendo conversas com amigos e familiares.
Crie uma página para sua empresa no Facebook e incentive seus clientes a clicar em “curtir”.
Cada vez que postar novos conteúdos, como uma oferta por tempo limitado, as pessoas que curtiram sua página irão receber uma atualização em sua News Feed.
Faça a página com o perfil de sua empresa no Facebook parecer ainda mais profissional apresentando o logo da companhia e criando um imagens para cobrir os padrões do Facebook com o logo e o design de sua empresa.
Erro número 5: Não fazer o básico do SEO (Ranqueamento no Google)
Search Engine Optimization ou simplesmente SEO, é a forma de melhorar os resultados de sua empresa nos principais mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.
SEO refere-se especificamente aos resultados apresentados do lado esquerdo.
Esses são os resultados da pesquisa não-pagos, geridos de acordo com a qualidade do conteúdo do site.
Ao contrário dos que são colocados no lado direito, definidos por pagamento.
Você não precisa ter um especialista em SEO em casa para implementar o básico e, muitas vezes o mais importante, colocar os princípios de SEO em seu site.
Concentre-se na criação de conteúdo exclusivo e atualizado regularmente para seu site.
Isso vai ajudar a estabelecê-lo como uma autoridade em seu segmento.
Além disso, certifique-se que as cinco mais importantes páginas de seu site tenham títulos descritivos. A tag <title> e descrições meta (meta description), a <meta> tag, no código.
Seu título da página não deve ter mais de 55 caracteres em comprimento e prover uma visão do conteúdo da página.
Sua descrição meta não deve ir além de 150 caracteres e oferecer uma breve frase fornecendo mais detalhes sobre o conteúdo da página.
Quando lidos juntos, o título <title> e a tag <meta> devem dar ao cliente potencial uma imagem clara das informações que ele irá encontrar na página antes de clicar no link.
Erro número 6: Bônus
Não investir na internet é o pior erro que uma empresa pode cometer porque enquanto o mundo offline não possibilita fácil extração de métricas, no mundo online é totalmente diferente.
Aqui é possível verificar quantas pessoas entraram no seu site, quantas visitaram determinado produto ou serviço, quantas pediram orçamento e quantas realmente fecharam uma venda com você.
Dessa forma é possível enxergar as métricas do negócio e compreender quanto de retorno é possível obter com um real investido em marketing.
Nossos especialistas em marketing para a internet estão sempre à sua disposição para lhe ajudar com serviços de criação de sites a anúncios no Google AdWords.
Entre em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito. Conte com a GSP Sites para ajudar a divulgar seu negócio.