marketing para pequenas empresas

36 ideias de marketing para pequenas empresas

Quais são as melhores ideias de marketing para pequenas empresas com um orçamento apertado? Esses 36 métodos de marketing econômicos ajudarão você a aumentar as vendas sem gastar uma fortuna.

O marketing é a chave do sucesso em praticamente todas as empresas. Às vezes, as ideias corretas de marketing podem fazer com que um produto medíocre supere um bom produto mal comercializado. As grandes empresas podem dedicar muito dinheiro e funcionários à criação de um marketing de sucesso para seus produtos. Pequenas e médias empresas não podem pagar esse luxo. Então, o que você pode fazer para melhorar os resultados de marketing de seus produtos?

Comece sendo aberto a novas ideias de marketing. A maneira como você sempre fez as coisas pode não ser a maneira de fazer as coisas agora. Além disso, o marketing para os clientes que você sempre atendeu pode significar que você está ignorando todo um novo grupo de clientes em potencial.

Use a lista de ideias de marketing abaixo para despertar sua imaginação e melhorar seus resultados de marketing. Incluímos ideias para uma ampla gama de empresas. Escolha os que são mais apropriados para o seu tipo de negócio.

Aqui estão 36 ideias de marketing a serem consideradas:

1. Revise seus objetivos e plano de marketing

Se você não os tem, crie-os. Tentar comercializar sem objetivos específicos e um plano perde tempo e dinheiro. Se você está apenas começando ou está no mercado há anos, precisa entender para quem precisa comercializar hoje e como alcançar essas pessoas.

2. Considere sua empresa do ponto de vista de um cliente

O que é bom. O que não é? O que torna a sua empresa um destaque? O que eles desejam que você mude? Onde mais eles podem comprar o que você vende? O que você oferece / que os concorrentes não oferecem?

3. Seja diferente

Siga as dicas de grandes anunciantes e marcas e encontre algo que o distinga de seus concorrentes – depois promova a diferença. A diferença pode ser seu slogan, uma diferença fundamental em seu produto ou até mesmo uma diferença percebida. Por exemplo, os produtos de bagagem que você vende são mais leves? Seu serviço de gramado ecológico torna os gramados mais verdes “naturalmente”?

4. Seja um networker ativo

Participe e envolva-se ativamente com organizações às quais seus clientes possam pertencer. Dependendo do que você vende, podem ser associações comerciais locais, organizações esportivas, grupos de consumidores ou pais. Lembre-se, porém, que seu objetivo é criar reconhecimento e confiança de nome, e não promover constantemente o que você vende. Se você é inexperiente, essas dicas de rede o ajudarão a aprender as cordas.

5. Formar alianças estratégicas com outros negócios

Procure empresas que atingem seu mercado-alvo e considere maneiras de trabalhar em conjunto. Se você comercializa ativamente os serviços uns dos outros ou se une para trabalhar em conjunto nos trabalhos dos clientes, as alianças estratégicas podem ampliar seu alcance e consolidar seus resultados.

6. Segmente seu mercado

E crie produtos ou desenvolva especialidades que atendam especificamente às necessidades de cada segmento.

7. Adapte seus anúncios, folhetos e arremessos para diferentes segmentos de mercado

Se o seu marketing incluir seminários e você quiser atrair mais clientes mulheres, verifique se o material de vendas inclui imagens de mulheres. Se você criar e imprimir seus próprios folhetos em uma impressora a laser, tenha duas versões do folheto – uma com apenas fotos de mulheres para quando você se dirige principalmente ao público feminino e outra com imagens de homens e mulheres.

8. Expandir para novos mercados

Venda seus produtos de panificação para restaurantes e instalações de catering locais, bem como diretamente para os consumidores; se você vender serviços de escritório para pequenas empresas, solicite negócios a grandes empresas e agências governamentais federais, estaduais ou locais.

9. Converse com seus clientes

Peça feedback. Pergunte a eles o que você pode fazer para melhor atender às necessidades deles. Se você vê uma tendência no que está sendo solicitado, aja de acordo.

10. Peça referências aos clientes existentes

As referências são uma das melhores fontes de negócios. Uma referência confere um certo nível de confiança aos seus negócios, facilitando a conversão do possível cliente em potencial. Lembre aos seus clientes que você recebe bem as referências deles. Você também pode recompensá-los de alguma forma por referências.

11. Coloque seus negócios na web

Se você ainda não o fez conte com a GSP Sites para lhe ajudar nessa parte.

12. Coloque fotos do seu estabelecimento, produtos e serviços em seu site

Antes de visitar, os clientes em potencial podem querer saber como é o seu estabelecimento e ver imagens do que você vende ou dos resultados dos serviços que você fornece. As fotos não substituem a cópia da web com foco em benefícios, mas ajudarão a fornecer pistas visuais sobre a natureza e a qualidade do que você vende.

13. Seja listado no Google Meu Negócio e em outros diretórios online

Se sua empresa é local, participe de grupos de empresas locais que mantêm diretórios de membros e verifique se você está listado nesses. O proprietário da empresa que ouviu você falar sobre SEO na reunião da Câmara pode se lembrar de você como o “galão do SEO” e pode se lembrar do seu nome, mas não da sua empresa ou número de telefone. Ser listado nos diretórios dos membros ajudará essa pessoa a encontrá-lo quando precisar de seus serviços.

14. Participe nas mídias sociais

Pergunte aos seus clientes em quais redes sociais eles participam e, em seguida, gaste alguns minutos por dia participando daqueles que a maioria dos clientes usa.

15. Preencha os perfis de mídia social com o máximo de detalhes possível

Não se esqueça de incluir links e produtos de sites.

16. Publique fotos em sites de mídia social

Promova a chegada de novos produtos, fotos antes e depois do trabalho do cliente e qualquer outra coisa que ajude o cliente a se sentar e tomar conhecimento.

17. Publique vídeos no YouTube e no Facebook

Demonstre seus produtos e serviços ou crie vídeos de instruções para demonstrar sua experiência. Certifique-se de que seus vídeos e as descrições que você pode publicar oferecem às pessoas uma maneira de entrar em contato com você por meio do site ou por outros meios.

18. Use mala direta para alcançar seus clientes

Sim, é uma técnica antiquada em um mundo sempre ativo, mas ainda funciona.

19. Envie uma carta

Ou cartão postal aos clientes para lembrá-los quando eles precisam voltar para um check-up ou para lembrá-los antes de uma consulta agendada com meses de antecedência.

20. Coloque palavras-chave locais

(o nome da sua cidade ou município, por exemplo) nas suas páginas da web e nas tags de título para ajudar os pesquisadores da web a encontrar você.

21. Adicione botões de compartilhamento ao seu site

E incentive os visitantes a usá-los.

22. Adote o marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é um termo que significa simplesmente publicar informações para interessar clientes em potencial em seus produtos e serviços e em sua empresa. Embora o objetivo do marketing de conteúdo, como qualquer outro marketing, seja, em última análise, fazer uma venda, o marketing de conteúdo não é “vendido”. Em vez disso, ele se concentra em conquistar clientes, fornecendo informações úteis ou divertidas para ajudá-los a decidir sobre compras e fornecedores. O conteúdo pode ser postagens de blog, imagens, infográficos, vídeos ou até apresentações de slides e deve ser promovido onde quer que seus clientes o encontrem.

23. Envie um email para seus clientes

Planeje e-mails programados regularmente, fornecendo aos seus clientes cupons e ofertas especiais, dicas de produtos, dicas úteis para melhorar seus negócios ou suas vidas pessoais ou outras informações que os ajudarão a lembrar de você e a visitar sua loja ou site novamente. Constant Contact * é um serviço de email que facilita o envio de emails atraentes para sua lista de clientes.

24. Deixe os clientes agendar compromissos on-line

Hoje, o marketing tem tudo a ver com a conveniência do cliente. E para os clientes de hoje, a conveniência é geralmente capaz de fazer as coisas – incluindo agendar compromissos – digitalmente. Existem alguns aplicativos de agendamento de compromissos por aí. Eles economizam tempo para você e seu cliente.

25. Desenvolver e promover uma distribuição de conteúdo

Brindes de conteúdo são coisas como folhetos informativos, material de instruções, dicas sobre o uso do produto, formulários e modelos e outras informações que seus clientes potenciais considerariam valiosas. Você pode criá-los no seu computador e distribuí-los on-line, minimizando os custos de publicação e distribuição. Exija que as pessoas que solicitam a oferta preencham um formulário com informações de contato. Depois de preencherem o formulário, você envia por e-mail o documento solicitado. Dessa forma, você tem uma maneira de acompanhar a perspectiva depois que ela recebe sua oferta. Para um exemplo de como isso funciona, solicite o Guia de Conhecimento Empresarial gratuito para criar sua lista de e-mails.

26. Inclua seu número de telefone nos seus anúncios pay-per-click

Para facilitar para os clientes solicitar mais informações ou fazer uma compra.

27. Faça do número de telefone do seu site um link clique para ligar

Para facilitar para os clientes que usam smartphones ligarem para você.

28. Limpe o local

Seus pisos parecem sujos? Os tapetes estão começando a ficar surrados? A decoração do seu escritório lembra a sala dos fundos de um filme antigo? Ambientes sujos, surrados e desorganizados são desagradáveis para clientes e funcionários.

29. Redecore seu espaço

Se você alugar um espaço, é provável que seu proprietário seja responsável por pintar e substituir carpetes e coisas importantes como essa. Mas ainda há outras coisas que você pode fazer para redecorar. Atualizar o mobiliário que você possui, colocar novas fotos nas paredes, adicionar um ou dois vasos de plantas grandes e pendurar decorações sazonais fará com que sua empresa pareça melhor para clientes e possíveis clientes e ajudará a melhorar o moral dos funcionários.

30. Mostre suas credenciais, prêmios e menções à imprensa

Se você tiver clientes que frequentam sua empresa, suspenda certificados, diplomas e outras credenciais nas quais os visitantes possam vê-los na parede do escritório. Faça o mesmo com prêmios e menções importantes à imprensa ou fotos de resultados que você obteve para os clientes. A tela servirá como confirmação de sua experiência.

31. Atualize sua sinalização

Seus sinais estão ficando um pouco velhos e surrados? Seu sinal de néon está tremendo? As pessoas podem ver o nome da sua loja ou o que você faz na rua? Se sua sinalização é antiga e não impressiona, procure atualizá-la. Verifique primeiro se você está em conformidade com as leis locais de sinalização e com as regras estabelecidas pelo seu senhorio.

32. Anuncie

Em compradores semanais e nas seções classificadas de jornais semanais locais, se a sua empresa for local. Procure ofertas para exibir seu anúncio na edição impressa e na edição online da publicação.

33. Anuncie nos motores de busca Google e Bing

Se o seu cliente típico solicitar vários itens ou vender um item de alto valor, você poderá se beneficiar da publicidade nos mecanismos de pesquisa. Porém, antes de começar, verifique quais das suas páginas da Web são melhor convertidas em vendas e aponte seus anúncios de mecanismo de pesquisa para essas páginas. Se você nunca publicou nos mecanismos de pesquisa, procure ofertas que ofereçam uma certa quantidade de publicidade gratuitamente. (Frequentemente US $ 50).

34. Distribua algo útil com uma compra acima de um determinado valor em dólar

Você pode dar um pincel barato com compras de roupas acima de US $ 100, por exemplo, ou um pen drive para novos clientes que o contratarem para fazer com que a apresentação em PowerPoint pareça boa.

35. Seja proativo e persistente

Você não aprendeu a andar de bicicleta quando criança, pensando em como andar de bicicleta. Você saiu e tentou, e tentou novamente, até que aprendeu a se equilibrar e depois gradualmente ganhou velocidade. Marketing não é diferente. Você tem que continuar até encontrar o que funciona para você. Então, se você quiser continuar seu ímpeto, precisará continuar com o marketing.

36. Comece hoje

Faça sua própria lista de ideias de marketing. Inclua algumas das ideias na lista acima ou suas próprias. Inclua ideias de marketing que você usou antes e aquelas que você não tem. Inclua estratégias de marketing que você já viu outras empresas usarem. Então comece a colocá-los em prática, um por um. Tente experimentar uma nova ideia de marketing por semana. Continue usando os que funcionam, descarte os que não funcionam e assista seu negócio crescer.

×