A venda de ferramentas sempre foi muito mais forte no varejo físico, já que são itens comumente comprados para suprir uma necessidade emergencial. Porém, com o crescimento do comércio online impulsionado pela pandemia, aliado à maior procura por reformas e reparos, este segmento também se fortaleceu no digital.
Com a grande concorrência, é fundamental estabelecer estratégias de SEO certeiras para conseguir destaque na internet. Veja algumas de nossas dicas de SEO:
Pesquise e analise as tendências
Para conseguir definir palavras chave de maior sucesso para a sua loja, é essencial analisar quais são as tendências de compra da atualidade. Existem diversas formas de fazer isso:
O Google Shopping oferece uma plataforma que mostra quais produtos tiveram aumento repentino nas buscas durante a semana.
O Mercado Livre Tendências também mostra quais são os itens mais procurados do site, em uma pesquisa que pode ser dividida por segmentos
O Google Trends ajuda muito quem quer descobrir se determinado produto está em alta nas pesquisas
Por exemplo: quem se atenta ao Google Trends, pode perceber que o amperímetro, ferramenta utilizada para medir correntes elétricas, bateu recordes de buscas no ano passado, com picos expressivos em junho, julho, outubro e novembro. Assim, é possível criar conteúdos com foco neste produto específico e atrair mais visitantes.
Dê atenção às imagens
Todos sabem a importância das imagens no comércio online. No mundo das ferramentas, uma boa foto pode evidenciar a qualidade do produto. No entanto, para o SEO, a função da imagem vai além. Você deve preencher as tags com textos que descrevem as figuras, constituindo mais uma forma de seu site ser encontrado nos buscadores.
Crie conteúdo útil para os clientes
Muitos brasileiros passaram a se aventurar no mundo das reformas e reparos durante a pandemia. Por isso, as buscas por ajuda virtual também estão altas. Uma ótima estratégia é se aproveitar do momento e criar textos que sejam úteis para este novo público, com dicas sobre o uso dos produtos.
Por isso, se a sua loja virtual não possui nenhum blog, é essencial criá-lo o mais rápido possível. Junte esta dica com a primeira e crie artigos sobre as ferramentas que estão em alta, sempre com links que direcionam para os itens que estão à venda em seu site. Assim, você poderá converter visitantes em clientes.
O blog também fará com que as pessoas passem mais tempo em seu site, já que a leitura exige maior atenção do que nos casos em que um internauta entra apenas para conferir um preço. Isso fará com que a inteligência artificial do Google considere o seu site mais relevante, o que consequentemente eleva o posicionamento no buscador.