Quase toda semana falamos aqui em nosso blog sobre alguma forma diferente para promover o sucesso de um site e aumentar suas vendas – melhorar o design dele, trabalhar no SEO, investir em anúncios PPC, etc… Mas a grande questão é: como medir se tudo isso está fazendo efeito?
Um dos conceitos mais importantes no marketing digital é o do Funil de Marketing. Basicamente, esse conceito diz aquilo que você já imagina: de todas aquelas pessoas que chegam ao seu site, só algumas realmente permanecem nele. Dessa, só um pequeno número demonstra interesse em algum produto ou serviço que você oferece, e apenas uma parcela ainda menor irá adquirir algo. Tal caminho é o seu funil de marketing ou funil de vendas.
Por causa disso é que você quer ter o maior número possível de visitantes em seu site, para que o número lá na ponta do funil seja o maior possível. E um das metodologias mais famosas para aumentar as sua vendas é a chamada AARRR. Embora pareça ter sido criada por piratas, esta sigla vem das fases que compoem este método de vendas – Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita.
Vamos revê-las:
Aquisição
Nesta primeira etapa, o que você quer é atrair tráfego para o seu site. Usando serviços como o Google Analytics ou StatCounter (possível através do Wix App Market), é possível analisar e seguir qual o número de visitas que o seu site recebe em um determinado período. Dessa forma, você pode acompanhar o qual eficiente os seus esforços de marketing estão sendo. Lembre-se, o primeiro passo no funil de vendas é a aquisição de potenciais clientes.
Ativação
Das pessoas que chegam ao seu site – através de banners, e-mails, pesquisas no Google ou redes sociais – quantas realmente tem interesse em algo você oferece? Na prática, isso significa descobrir qual a porcentagem dos visitantes do seu site que tem potencial em se tornar um cliente da sua empresa?
A forma para medir isso é através da medição do tempo gasto no site (lembre-se que a maioria dos visitantes deixa um site em menos de 10 segundos), o número de cliques e de páginas visitadas, etc. Basicamente, tudo aquilo que demonstra um real interesse por parte do visitante, que mostra que ele não chegou ao seu site por acidente.
Retenção
E agora que o visitante chegou ao seu site e gostou dele, é hora de fazer com que ele volte regularmente a visitá-lo. A retenção de um visitante é de extrema importância para um site, pois de nada adianta investir em marketing e atrair os visitantes ao seu site, se eles não voltam com frequência. A idéia aqui é basear-se naquela velha máxima: procure transformar clientes em fregueses! Existem várias formas para conseguir isso, como criar uma lista de e-mails ou criar promoções especiais no seu site.
Para medir os resultados desta fase, também é possível usar ferramentas de medição de tráfego, como o Goggle Analytics, para analisar e medir o engajamento no seu site – isto é, quantas pessoas assinaram o seu boletim de notícias, deixaram comentários, “curtiram” algum produto ou tweetaram algo que você postou.
Referência
Se você chegou até aqui, significa que o visitante do seu site já gostou do que viu e tem interesse no que você oferece. Mas o teste real para saber a aceitação pelo potencial cliente é algo simples de se entender e, ao mesmo tempo, complicado de se conseguir: a aprovação e a recomendação de um visitante!
Se a experiência de visitar o seu site for agradável, o visitante irá recomendá-lo aos seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Por causa disso, garanta que o seu visitante pode compartilhar o seu site facilmente, integrando as redes sociais ao seu site.
Receita
Finalmente, chegou a hora de medir o resultado final. Se você criou um site eCommerce, basta medir as suas vendas. Mas em qualquer tipo de site é possível medir alguma forma de resultado. O seu site tem como objetivo montar uma lista de e-mails? Então é hora de medir o número de assinantes que você possui e comparar o antes e o depois das suas campanhas de marketing. Você usa o site para promover a sua loja offline? Sem problemas – crie um cupom especial em seu site e verifique quantas pessoas na sua loja o estão utilizando.
Seguindo estes passos indicados aqui, você conseguirá medir os resultados do seu site e terá uma boa idéia sobre o seu funcionamento.
Boa sorte!